Bom, acredito que agora sendo quase formada no curso de Arquitetura e Urbanismo, eu posso falar um pouco melhor sobre esse mundo que tanto me encanta. Desde que criei um blog de moda e de arquitetura, muitas pessoas vieram me perguntar algumas curiosidades e dúvidas sobre o curso e, claro, de acordo com a disponibilidade, eu ia esclarecendo para cada uma delas o que eu sabia sobre o assunto. Agora, depois que os cinco anos se passaram, consigo avaliar melhor cada ano e ver o que eu gostei e o que eu não gostei e em qual área quero seguir na carreira. Vou contar tudinho agora para vocês em dez perguntas que já me foram feitas, pode ser?
-Women-Books-Students-Workstation-Studying-Fresh-New-Hd-Wallpaper--
1.O que me levou a fazer o curso de arquitetura?
Eu sempre quis fazer arquitetura ou moda, e acredito que essa vontade tenha vindo de tantas séries e filmes que eu assistia na infância, relacionados com estes assuntos. Um dos meus programas de televisão favoritos, desde 2003, era o Extreme Makeover-Reconstrução Total, que era transmitido pela Discovery Home & Health. Eu não perdia um episódio. Antes de tudo isso, eu sempre adorei revistas de moda, e lembro que desde muito pequena (assim como muitas gurias) reunia toda a família na sala e fazia desfiles com as produções elaboradas por mim. Claro que, em determinada hora, tive que decidir qual curso fazer. Não foi fácil, mas resolvi me deixar levar pelos meus hobbys de criança e deu certo! Agora depois de fazer Arquitetura, ainda pretendo fazer moda também, acho que seguir o coração é fundamental.

2.O curso era o que eu imaginava?
Na verdade, não. O curso é bem mais trabalhoso do que parece. A pior dificuldade não é na parte de cálculos como todo mundo imagina, mas nas várias horas extras, fora do horário das aulas, que o curso exige para poder fazer todos os trabalhos. O curso é muito prático, acredite: existem muito mais trabalhos do que provas em si. No meu primeiro dia de aula eu estava em choque e tinha vontade de sair correndo da faculdade (haha). Porém, com o passar do tempo, começamos a nos habituar e entrar de cabeça no curso. Dedicação total é fundamental, e depois que aprendi isso o curso começou a ser maravilhoso e proveitoso para mim.

3.Existe algum curso ou técnica que possa ajudar o futuro estudante na faculdade?
Para aqueles que querem fazer o curso, eu daria como dica, realizar antes um curso técnico na área. Muitos dos meus colegas já eram formados em design de móveis e edificações no IFSUL. Percebi essa diferença de aprendizado no começo. Eu tive que aprender tudo do zero, não sabia praticamente nada. O legal também para quem está na dúvida é fazer algum curso dos vários disponíveis na internet, antes de começar a cursar arquitetura. Existem cursos bem básicos, de construção, paisagismo, interiores e tudo mais, em sites como o Ibdi e Buzzaro. Vale a pena pesquisar bastante antes para tirar todas as dúvidas. Claro que, para se formar, tem que passar por todas as matérias, então não se apavore se não gostar de uma ou outra cadeira, todas as matérias são bem importantes para a profissão.

4.O que mudarias no curso?
Acredito que mudaria pouca coisa. Eu faria o curso não ser tanto em sala de aula e sim mais nos canteiros de obras e nos escritórios de arquitetura. Outra dica importante que eu daria para os futuros estudantes, é começar um estágio desde o início do curso. Experiência é fundamental para formar um bom profissional desta área. Não fique com medo de não saber muita coisa ou quase nada, porque realmente só irás aprender na prática, assim como na maioria dos cursos.

5.O que pretendes fazer depois de formada?
Ao decorrer do curso, eu fui percebendo que o que eu mais gostava realmente era a parte de decoração de interiores, o que eu já desconfiava antes de começar (haha). Agora, eu tenho certeza que é com isso que quero trabalhar. Pretendo ainda fazer algumas pós-graduações em paisagismo também, que é uma área bem ligada à decoração de interiores e que irá me ajudar muito a desenvolver projetos melhores ainda para os ambientes, tanto externos quanto internos.

6.Quais são as áreas em que podem atuar aqueles formados em Arquitetura?
Existem muitas áreas como coordenar uma obra, planejar toda obra, projetar vários tipos de ambientes e de edificações, fazer consultorias, fazer vistorias, preservação e reabilitação do patrimônio urbano (urbanismo), paisagismo, interiores, tecnologia das construções, entre outras. Claro que de cada uma destas áreas citadas existem muitas outras ramificações, então realmente o curso é bem abrangente.

7.Acreditas que existe uma área grande de trabalho em Rio Grande e Pelotas?
Com certeza. Com o atual crescimento aqui da região Sul do Rio Grande do Sul, a área de atuação está muito ampla e existem muitas vagas disponíveis no mercado e um grande espaço para novos escritórios. Como em Rio Grande ainda não existe o curso de Arquitetura e Urbanismo, só na cidade de Pelotas, lá existem mais arquitetos autônomos e mais escritórios, o que não significa nada, já que um bom arquiteto se destaca em qualquer lugar que for, basta trabalhar com amor e seriedade.

8.O que contarias para um futuro estudante de arquitetura que não te contaram sobre o curso quando entrasse?
Não precisa desenhar perfeitamente bem. Primeiro porque os professores ensinam várias técnicas que qualquer um sai sabendo desenhar, pelo menos o básico para expressar a sua ideia. Também porque no segundo ou terceiro semestre do curso, os papéis e os lápis são substituídos pelos notebooks em sala de aula. Outra coisa muito importante é ter MUITA criatividade, como são muitos trabalhos, estamos o tempo todo tendo que criar coisas novas, novas ideias, novas formas, novas texturas, novas misturas de cores e estampas, novos lugares, e por aí vai…

9.Por que Arquitetura e Urbanismo? O que é urbanismo de verdade?
O curso de Arquitetura não é apenas arquitetura como todo mundo pensa. Existe uma parte ligada nela que poucos sabem ou que muitos arquitetos esquecem na hora de projetar ou até mesmo de estudar, que é o Urbanismo. O Urbanismo é uma área super importante para ser estudada, pois é onde entendemos melhor sobre as cidades, seus fluxos, as ruas, os espaços públicos, as praças e tudo mais. Quando fui para Barcelona, na Espanha, vi como o Urbanismo é uma área importante e que pode mudar totalmente o nosso conceito sobre viver. E, principalmente, viver bem, viver com saúde, com lugares ao ar livre e públicos com ótima infraestrutura e à disposição para uso da população. É uma parte bem legal do curso que vale a pena se interessar e ir a fundo no assunto.

10.Quais projetos já foram elaborados por ti na faculdade?
Desde o primeiro semestre do curso, que é composto por 10 semestres, os professores já começam a nos ensinar sobre como projetar. Primeiro começamos a projetar um banco, depois um quiosque, depois uma casa terra, depois um sobrado, uma escola, um apartamento decorado, um conjunto habitacional, restauração, um prédio em altura, um prédio com grande vão, e, por fim, o trabalho de conclusão de curso (não necessariamente nesta ordem). Claro que, não fazemos um único projeto por semestre (o que já é bem trabalhoso), mas junto temos os projetos urbanísticos e todos os outros trabalhos das outras matérias.

Então, era isso minha gente. Desculpem o post ter ficado bem longo, mas queria esclarecer para todo mundo algumas dúvidas básicas sobre o curso. Claro que tudo que foi dito é a minha opinião e de forma alguma é uma verdade absoluta. Cada estudante vê o curso de uma maneira e tem a sua própria experiência nos cinco anos do curso. Eu realmente faria o curso todo de novo e aproveitaria o máximo possível todas as matérias. Perguntar é sempre obrigatório e estar sempre interessado em aprender, correr atrás mesmo. Espero que vocês tenham gostado e qualquer dúvida ou opinião é só deixar nos comentários, se tiverem alguma outra pergunta também eu respondo sempre problema nenhum.
E até o próximo post com dúvidas sobre o curso de moda, que será respondido por uma convidada especial.
Beijos Beijos
Amanda Garibaldi

Anúncios
Posted by:Amanda Garibaldi

Amo tudo que seja relacionado com moda e arquitetura. Por aqui vou descrever um pouco de alguns lugares por onde eu for passando, como cidades, restaurantes, hotéis e tudo mais que for acontecendo na minha vida. Além de looks incríveis e coleções de algumas lojas queridas que eu for visitando. Espero que todos me acompanhem nessa nova caminha de muitas coisas boas que estão por vir.

Uma resposta para “Curso de Arquitetura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s